Alunos do Instituto Neymar Júnior passam por outorga de faixa de judô

Professores e alunos do Instituto Neymar Jr após a cerimônia de outorga © Comunicação INJr

Inaugurado em 2014, projeto social sediado na Praia Grande é mais um importante núcleo de ensino do judô na baixada santista

Fonte Comunicação INJr
9 de novembro de 2022 / São Paulo (SP)

Em seu pronunciamento aos familiares, sensei Hadzic detalhou a importância da graduação © Comunicação INJr

Na última sexta-feira (04) aconteceu a outorga de faixa de judô dos alunos do Instituto Neymar Júnior. A cerimônia foi realizada no auditório do projeto, marcando o encerramento do ano letivo da disciplina esportiva.

Ao longo do dia, as crianças que passaram no exame realizado em sala de aula foram contempladas com um certificado de conclusão e a faixa com a cor correspondente ao seu respectivo nível no esporte. Para os alunos que alcançaram a nota máxima nas provas prática e teórica, os professores de judô Felipe Rivas Hadzic e Renato Gomes Júnior prepararam uma surpresa: uma medalha de “aluno nota 10” foi entregue, com o intuito de reconhecer o esforço e desempenho dos pequenos que se destacaram. Os pais também estiveram presentes para apreciar a conquista dos filhos.

Alunos do projeto perfilados durante a cerimônia © Comunicação INJr

Especialista em Educação Física Escolar pela universidade São Caetano, o professor ni-dan Felipe Rivas Hadzic (Cref 112260-G/SP), avalia que a troca de faixa simboliza muito mais do que a troca de nível dos praticantes. “Não é só o simples ato de receber a faixa. Tem muita história ali, tem o momento deles de aula. Eu costumo sempre falar que na faixa deles está a história e o momento deles aqui dentro do Instituto, a evolução deles aqui no Instituto”, conta Felipe.

A evolução e o reconhecimento refletem diretamente na vontade de aprendizado das crianças. A aluna Alice da Hora Constante recebeu o certificado e ficou feliz com a condecoração ao esforço. “Eu fiquei muito orgulhosa de mim”, conta Alice. Já Carlos Giovani Cardoso Oliveira Silva foi contemplado com a medalha de aluno nota 10. O judô é uma das aulas preferidas de Carlos e o prêmio o deu ainda mais vontade de se dedicar ao esporte. “Essa medalha eu nem imaginava que eu ia ganhar. Foi uma honra para mim”, comenta ele.

http://www.shihan.com.br

Para os pais, assistir à cerimônia foi motivo de orgulho e emoção. A mãe Geciane Miranda Junqueira Silva conta que são momentos como esse que mostram que o Instituto leva a sério o desenvolvimento das crianças e jovens atendidos. “Eles levam na brincadeira, mas aqui tem aquele fundinho de responsabilidade e que tem ajudado bastante, principalmente na disciplina da Valentina, que tem 8 anos.

A gente vê que ela tem tomado mais responsabilidade nas coisas dela, de ter que estudar, saber que vai ter a prova”, conta a mãe. O pai, Thiago Franco Junqueira Silva, lembra que a prática do esporte vai muito além: ela contribui, também, para o desenvolvimento social das crianças.

Professor Felipe Rivas entrega a nova graduação ao judoca André Luiz Isabela de Souza © Comunicação INJr

Lidiane Neri Alves conta que está muito orgulhosa da filha, que ganhou a medalha de aluna nota 10. “Ela é uma criança bastante dedicada. A aula de judô é algo que ela gosta bastante. Então, quando o professor falou que ia ter exame de faixa, ela pegou a apostila, já começou a estudar”.

O Instituto Projeto Neymar Júnior acredita que, através do esporte e da educação, é possível promover uma transformação social e, por isso, os interesses das crianças devem sempre ser incentivados.