Bia Ferreira não descarta lutar Olimpíadas de 2028: “Se precisar, estarei pronta”

“Espero que não seja necessário, mas, se for, será uma honra representar o Brasil” © Reprodução

Beatriz Ferreira migrou para o boxe profissional e não planejava disputar as Olimpíadas de Los Angeles. No entanto, em entrevista ao Hello LA, do SporTV, não descartou a possibilidade de voltar para buscar seu terceiro pódio olímpico.

Fonte Redação Ge
9 de fevereiro de 2025 / Curitiba, PR

A trajetória de Beatriz Ferreira no boxe olímpico pode não ter chegado ao fim. Em matéria publicada pelo Globo Esporte, a maior pugilista da história do boxe feminino brasileiro revelou que, apesar de ter anunciado sua transição definitiva para o boxe profissional após o bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, ainda considera a possibilidade de disputar os Jogos de Los Angeles 2028.

“Espero que não seja necessário, mas, se for, será uma honra representar o Brasil e minha equipe lá. Se precisar, estarei pronta” — afirmou Bia, em entrevista ao Hello LA, programa do SporTV.

Medalhista de prata em Tóquio 2021, quando foi superada na final pela irlandesa Kellie Harrington, Beatriz voltou ao pódio em Paris, desta vez com o bronze, após nova derrota para sua principal rival. Durante o último ciclo olímpico, conseguiu equilibrar sua trajetória entre o boxe olímpico e o profissional, alcançando seus principais objetivos: subir ao pódio nos Jogos e conquistar um título mundial no profissional. O plano inicial era dedicar-se exclusivamente ao boxe profissional, abrindo mão da possibilidade de uma terceira medalha olímpica. Mas essa estratégia pode ser revista.

A transição entre os dois formatos do esporte é um desafio para qualquer atleta. No boxe olímpico, as lutas são mais curtas, com três rounds, e as competidoras usam capacete de proteção. Os torneios seguem um formato eliminatório, exigindo que o atleta vença várias lutas em um curto período para garantir uma medalha. Já no boxe profissional, os combates são mais longos, variando entre seis e doze rounds, sem uso de capacete, e cada pugilista realiza apenas algumas lutas por ano.

O Hello LA é um programa semanal do SporTV dedicado aos esportes olímpicos, com apresentação de Marcelo Barreto e da bicampeã olímpica de vôlei Fabi. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 23h30, logo após a rodada da Superliga.

http://www.shihan.com.br