17 de janeiro de 2025
Brasil participa com 35 paratletas do Campeonato Mundial Online da OTW neste fim de semana
Paratletas de karatê marcam presença em competição de arte marcial inclusiva que começa hoje e reúne disputas de karatê, kobudo, wushu, taekwondo e taijiquan
Parakaratê
Por Paulo Pinto
5 de junho de 2021 / São Paulo (SP)
A segunda edição do Campeonato Mundial Online de Artes Marciais (Online World Championships) realiza-se nos dias 5 e 6 de junho, reunindo paratletas de 42 países. O Brasil participará da disputa com a maior delegação, inscrevendo 35 competidores.
O coordenador geral do Departamento da Pessoa com Deficiência (PCD) da Federação Paulista de Karatê (FPK), Oscar Garcia Braga Neto, responsável pela equipe que representa o Brasil na competição, avalia a importância de o País estar presente neste relevante certame inclusivo do calendário mundial.
“O convite para participar deste evento veio de Malta e desde o primeiro momento nos empenhamos em inscrever uma grande equipe. Avalio que contarmos com a presença de vários praticantes do parakaratê numa competição com tamanho alcance seja de extrema importância. Conseguimos reunir 35 paratletas de diversos Estados e estamos muito felizes por isso. Queremos representar o Brasil, da melhor forma possível e fazer história também no paradesporto. Outro marco nesta disputa é constatar o crescimento vertiginoso da quantidade de praticantes de parakaratê que hoje desfrutam numerosos benefícios oferecidos pela atividade”, destacou Oscar Garcia.
Ao todo, a organização do evento que será transmitido ao vivo neste domingo reuniu 534 participantes de 42 países. Chistopher Galea, idealizador do evento, falou sobre a importância da participação brasileira na competição.
“Por causa do parakaratê Brasil, este ano o OTW World Championships 2021atingirá novo patamar de performance”, disse Galea, que agradeceu aos dirigentes brasileiros.
“Faço um agradecimento especial ao professor Oscar Garcia Braga Neto pelo poio prestado na realização do Campeonato Mundial Online da OTW. A participação de 35 paratletas brasileiros certamente elevará o nível técnico e competitivo da disputa. Para todos nós, é uma honra enorme receber o time brasileiro em nosso certame. A MKA visa a mobilizar o mundo removendo barreiras para torná-lo um lugar melhor para se estar”, concluiu Galea.
Em março, o Parakarate Brazil fortaleceu País no universo esportivo ao participar do Congresso Internacional de Inclusão. O evento reuniu representantes do Brasil, Argentina, Arábia Saudita, Chile, Cuba, Eslováquia, Equador, Espanha, índia, Itália, México, Moçambique, Panamá, Portugal, Romênia, Suécia e Venezuela.
A equipe multidisciplinar de parakaratê da Federação Paulista de Karatê (FPK) é composta por coordenadores técnicos, educadores físicos, fisioterapeutas e auxiliares técnicos: Sheila Daiane Souza, Marcelo Lemos Wojciuk, Priscila Sequeira Garcia Braga, Oscar Garcia Braga Neto, Regis Ito Bezerra, Jefferson Costa, Alex Amaral, Flávio Vicente de Souza, Eduardo Shimura, Tiago Violatto Forte e Michela da Luz Estrela.
A competição será transmitida ao vivo neste domingo (6 de junho) a partir das 3 horas, no horário de Brasília pela plataforma www.mka-karate.org.