Campeonato português já tem data marcada e promete ser uma edição histórica

12ª Colocada no peso leve do ranking olímpico e medalha de bronze nos Jogos do Rio de Janeiro, Telma Monteiro é uma das principais judocas de Portugal

Campeonato nacional de judô português vai acontecer nos dias 26 e 27 de setembro na Arena Multiuso de Odivelas e contará com a participação dos judocas que defendem a seleção de Portugal

Judô Português
13 de junho de 2020
Fonte MIGUEL CANDEIAS / A BOLA I Fotos SRDJAN SUKI
Lisboa – Portugal

Após o encontro que redefiniu o calendário do judô português, Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judô (FPJ) prevê a realização de uma edição histórica. “Se todos entrarem, e tenho esperança que assim será, não há dúvidas de que teremos um campeonato nacional histórico.”

Além de vários dirigentes nacionais que apresentaram o novo calendário da temporada, estavam na reunião realizada na Arena Multiuso de Odivelas, os técnicos da seleção portuguesa Ana Hormigo e Pedro Soares, além dos treinadores dos oito judocas virtualmente classificados para os Jogos de Tóquio.

Atletas da seleção portuguesa no dojô

Além de o Campeonato Nacional ter sido confirmado e reagendado para 26 e 27 de setembro na Arena Multiuso de Odivelas, ficou o compromisso de as principais estrelas portuguesas participarem do certame. Algo raro, pois aqueles que competem no circuito mundial costumam ter provas e estágios internacionais e normalmente têm o planeamento voltado exclusivamente para o calendário da Federação Internacional de Judô (FIJ).

“Quisemos sensibilizar e pedir aos treinadores que os atletas participem do Campeonato Nacional. Queremos dar confiança para toda a comunidade que pratica judô, o que neste momento não está sendo fácil. Esta é a ação ideal para mostrar aos mais novos que a prática do judô é segura”, justificou o líder da FPJ. “Por outro lado, para atletas que irão começar a disputar Grand Slams e Grand Prix após mais de seis meses sem competir será uma forma de ganharem ritmo e valorizarem a prova. Só os estágios não bastam”, acrescentou Fernandes, que não afasta a hipótese de o evento acontecer sem público.

“Os treinadores mostraram-se sensibilizados e satisfeitos com a ideia e agradeceram o fato de permitirmos que os atletas da seleção portuguesa possam entrar em outra categoria, para não obrigá-los ao desgaste da perda de peso”, contou ainda o presidente da federação, adiantando igualmente que neste ano, pelas razões que se conhecem, a competição não somará pontos para o ranking e, por isso, o Nacional será aberto a todos judocas seniores e juniores.

O calendário apresentado até o final da temporada conta com o destaque ainda para a Taça Juniores da Europa que acontece em Coimbra entre 3 e 4 de outubro, seguida de um estágio internacional para a seleção. O Campeonato Nacional Juvenil acontece em 10 de outubro e o nacional por equipes mistas seniores e juniores será realizado em 11 de outubro.