Laboratório do Judô estreia hoje, a segunda temporada

O programa de entrevistas e divulgação cientifica do canal YouTube.com/jigorokanobrasil é apresentado pelo professor doutor Alexandre Drigo

Por Paulo Pinto
1º de fevereiro de 2022 / Curitiba (PR)

O Laboratório do Judô estreou sua primeira temporada em 28 de outubro de 2021, data que comemora o Dia Internacional do Judô. Além do programa-piloto, foram oito episódios. A segunda temporada começa nesta terça-feira, 1º de fevereiro, às 21 horas, horário de Brasília, com a apresentação da temática para 2022. Todos os espectadores podem interagir com os entrevistados, fazendo perguntas pelo chat do canal.

A proposta da série é levar informações sobre o conhecimento acadêmico aos praticantes e entusiastas do judô e lutas, tendo como entrevistador o professor doutor Alexandre Drigo, presidente da Comissão Científica da Federação Paulista de Judô, sob a direção de Júlia Fernandes, do canal Jigoro Kano Brasil.

Com o lema Laboratório do Judô: onde o judô é o astro e a ciência é a estrela, o professor Drigo traz estudiosos de vários Estados que produzem pesquisa, publicam livros ou artigos científicos e defendem dissertações ou teses, além de personalidades que divulgam ou administram entidades em prol da ciência e da modalidade.

Com temas variados, que englobam pedagogia, história, sociologia, saúde pública e política voltada à ciência, a primeira temporada trouxe convidados desde o Rio Grande do Sul até o Pará. Eles abordaram uma diversidade de temas, com o intuito de democratizar a informação para a sociedade, levando o conhecimento além dos limites das universidades.

Foi uma temporada curta, mas bem aproveitada, que contou com um público de celebridades da modalidade, representado por professores kodanshas, técnicos da seleção brasileira, dirigentes e atletas de vários Estados, como Rosicleia Campos, Francisco Camilo e Oswaldo Simões.