04 de janeiro de 2025
Palestra Judô: O Caminho da Vida certifica 134 judocas
Explanação de Fernando Ikeda conduzida pela coordenação de comunicação da 7ª Delegacia Regional Sudoeste já contabiliza mais de 450 visualizações no YouTube
Judô Paulista
27 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos 7ª DRJ SUDOESTE
São Paulo– SP
Com apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô), a 7ª Delegacia Regional Sudoeste apresentou no dia 20 de junho a palestra Judô: O Caminho de Vida, utilizando a plataforma StreamYard para a transmissão instantânea.
A coordenação de comunicação da 7ª DRJ Sudoeste estreou na transmissão de palestras ao vivo em seu canal do YouTube com a palestra proferida pelo professor san-dan Fernando Ikeda, bacharel e mestre em educação física pela Escola de Educação Física e Esportes da USP, coordenador de oficiais técnicos da 1ª DR Capital, secretário geral do TJD e da comissão de ética da Federação Paulista de Judô.
A apresentação do encontro foi feita por Cristina Amorim, coordenadora de comunicação da região Sudoeste, enquanto o professor kodansha roku-dan (6º dan) e delegado regional Jiro Aoyama fez a abertura.
A coordenadora de comunicação da 7ª DRJ destaca que, para compreender a dimensão do conteúdo referente à filosofia do judô e demais temas apresentados, é muito importante saber o que é filosofia.
“A filosofia nos faz sair da escuridão do comodismo e ir de encontro à luz da sabedoria e das soluções. A tradução literal de filosofia no idioma grego é amor pela sabedoria”, pontuou a dirigente Cristina Amorim.
Sensei Fernando Ikeda apresentou o tema de forma ímpar, começando com a pergunta “O que é Judo?”. A partir desta proposição e da resposta convencional de que judô é o caminho suave, ele fez uma apresentação primorosa iniciando com análise do kanji, do nome da arte e dos seus diversos significados, passando pela prática do kata e shiai, mostrando que o judô está em tudo que fazemos, sem nenhuma separação entre a filosofia, o kata e o shiai.
Temas abordados
Sensei Ikeda dissertou sobre o sei-ryoku-zen-yo e ji-ta-kyo-ei. Questionou se o conceito de kata é utilizado da maneira correta e passou pela relação senpai e kohai. Fez uma excelente análise sobre as graduações e seu significado. Falou também sobre o tempo de prática, de conhecimento da arte e da idade, como princípio norteador e agente limitante.
Sobre a didática propriamente dita, Ikeda abordou o que o iniciante aprendeu. Qual foi o caminho percorrido desde o início até a conquista da faixa preta? Como vemos a faixa preta? O que acreditamos como sendo judô? O que faz do faixa-preta um sensei?
“São temas importantes e lançando sempre uma nova visão sobre o significado daquilo que sempre aprendemos desde que iniciamos a prática do judô e buscando analisar as diversas facetas de cada aprendizado”, explicou Cristina.
Mestre em educação física pela Escola de Educação Física e Esportes da USP, Fernando Ikeda finalizou lembrando que seu sensei, o professor kodansha juu-dan (10º dan) Massao Shinohara sempre disse que o judô é o caminho da vida e que tudo que aprendeu foi devido aos ensinamentos do seu mestre.
Também citando Jigoro Kano, Ikeda lembrou que “tender à perfeição é o princípio do treinamento do judô”. Após finalizar sua apresentação o palestrante respondeu às perguntas e comentários feitos no chat, em quase a sua totalidade composto por judocas que elogiaram a apresentação feita pelo professor san-dan.
“Acreditamos que as pessoas que assistiram à palestra ao vivo ficaram satisfeitas com os temas abordados, principalmente pela belíssima explanação feita pelo secretário geral do TJD e da comissão de ética da Federação Paulista de Judô”, acrescentou Cristina.
A palestra contou coma participação de 134 espectadores que interagiram por meio dos comentários e perguntas feitas no canal do YouTube, e todos receberam certificados alusivos ao evento realizado pela 7ª Delegacia Regional Sudoeste com o apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô).
Até o fechamento da reportagem o vídeo do encontro acumulava 452 visualizações no YouTube. Clique aqui e acompanhe mais este grande trabalho realizado pelo conceituado professor de judô, Fernando Ikeda,
A palestra Judô: O Caminho da Vida foi idealizada pela coordenação de comunicação da 7ª Delegacia Regional Sudoeste, integrada pelas professoras Cristina Amorim (coordenadora), Deise Ribas (2ª coordenadora), Ana Cláudia Gomes, Dirce Umino, Flávia Paiva, Nayara Cláudio e Rozana Suane.