Presença de autoridades na inauguração da sede da CBTKD ratifica o prestígio do taekwondo

Paulo Wanderley Teixeira e Alberto Maciel Júnior © CBTKD

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, dirigentes da entidade e personalidades do esporte prestigiaram o evento no Rio de Janeiro

Por Paulo Pinto / Global Sports
18 de novembro de 2021 / Curitiba (PR)

Realizando um sonho antigo, Alberto Maciel Júnior, presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), inaugurou no dia 28 de outubro a nova sede da entidade na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, área nobre da região Oeste do Rio de Janeiro. O evento foi também motivo de muita emoção ao homenagear atletas, técnicos e desportistas que edificaram a história do taekwondo no Brasil.

A recepção projetada exibe várias conquistas internacionais © CBTKD

Ao lado do presidente da CBTKD, nomes importantes do esporte brasileiro compareceram à inauguração, entre eles Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB; Rogério Sampaio Cardoso, diretor-geral do COB; Rivanaldo de Freitas, vice-presidente da CBTKD; Luciano Hostins, diretor jurídico do COB; Flávio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling; Natália Falavigna, coordenadora técnica da CBTKD; Michel Assef, assessor jurídicos da CBTKD; Alexandre Mangliot, assessor jurídico do COB; Valéria Rodrigues, presidente, e Henrique Precioso ex-presidente da comissão de atletas da CBTKD; Natália Mourão, coordenadora médica da CBTKD; Adelino Silva, diretor de eventos da CBTKD; Rodrigo Ferla, coordenador técnico seleção brasileira de parataekwondo; Diego Ribeiro e Clayton dos Santos, atuais técnicos da CBTKD; e Juan Moreno, coach da CBTKD.

Rivanaldo de Freitas, Alberto Maciel, Paulo Wanderley, Michel Assef e Flávio Cabral © CBTKD

Quem acompanha a história recente da Confederação Brasileira de Taekwondo tem conhecimento do sonho de Alberto Maciel de não apenas realizar uma boa administração, mas deixar um legado para os atuais e futuros atletas da modalidade. E, com o apoio do seu vice-presidente Rivanaldo Ferreira, conseguiu na atual gestão entregar uma nova casa para os taekwondistas do Brasil – uma sede que retrata parte da história e dos caminhos percorridos pela arte marcial coreana no Brasil.

Mural de medalhas na recepção © CBTKD

A história em destaque

As paredes da nova sede da CBTKD estão repletas de memórias e vitórias acumuladas ao longo dos anos, desde a chegada dos introdutores da modalidade na década de 1960, para que os novos amantes e praticantes do esporte possam conhecer como a modalidade se desenvolveu no Brasil. Com uma estrutura criada para homenagear atletas e federações estaduais, as paredes exibem também medalhas dos mais importantes campeonatos e troféus recebidos em homenagens mundo afora.

Alberto Maciel e Paulo Wanderley fazem o corte de fita na nova sede da CBTKD

Além do excelente ambiente e estrutura para os colaboradores, a nova sede conta com uma sala equipada para reuniões virtuais e presenciais e uma recepção projetada para expor o legado de prêmios da CBTKD.

A cerimônia de inauguração começou com corte de fita vermelha por Paulo Wanderley Teixeira ao lado de Alberto Maciel, marcando oficialmente a transição do trabalho para uma nova era.

Esforço reconhecido

Em seu depoimento, Alberto Maciel Júnior destacou alguns dos principais pontos dos quatro primeiros anos de sua gestão à frente da Confederação Brasileira de Taekwondo.

Juan Moreno, Rivanaldo de Freitas, Valéria Rodrigues, Paulo Wanderley, Flávio Cabral, Alberto Maciel e Rodrigo Ferla © CBTKD

“Estamos vivendo hoje um momento muito especial de nossa modalidade e para esta pequena cerimônia, ainda em meio à pandemia, convidamos apenas as pessoas que foram muito importantes e trabalharam muito nos quatro primeiros anos do nosso mandato, quando tudo iniciou com muitas dificuldades e enormes desafios. Não quero citar nomes, pois certamente esquecerei alguém que prestou enorme contribuição nesse processo de construção da nova CBTKD. Mas, em nome de toda a nossa diretoria, faço um agradecimento especial àquelas pessoas que lá no início acreditaram em nosso projeto e não mediram esforços para concretizar nosso sonho. Estas pessoas estão aqui hoje, lutaram e lutam para que o taekwondo ocupe cada vez mais espaço no cenário esportivo do Brasil”, disse o presidente da CBTKD.

Rivanaldo de Freitas e Alberto Maciel © CBTKD

Paulo Wanderley enfatizou a importância de estabelecer uma estrutura de apoio em torno dos talentos que atuam na base e, principalmente, no alto rendimento.

Parte da história do taekwondo brasileiro agora está registrada nas paredes da nova sede da confederação brasileira © CBTKD

Antes de iniciar seu pronunciamento, o presidente do COB convidou Valéria Rodrigues, presidente da comissão de atletas, a adiantar-se diante dos convidados. E explicou: “Como Alberto Maciel sempre enfatizou, a CBTKD trabalha em função dos atletas e na busca de resultados. As confederações existem com esta motivação e este objetivo, assim como os clubes. Mas não podemos esquecer de que, se não existir uma estrutura por trás, não há talento que sobreviva. Quanto maior a estrutura, maior será a possibilidade de pódio. Nesse sentido parabenizamos o trabalho que vem sendo feito pela direção técnica da CBTKD.”

Rivanaldo de Freitas, Adelino Silva, Alexandre Mangliot, Rogério Sampaio, Alberto Maciel, Luciano Hostins, Natália Falavigna e Natália Mourão © CBTKD

Na sequência Alberto Maciel Júnior agradeceu o apoio ao taekwondo e à CBTKD recebido do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Sala para reuniões virtuais e presenciais © CBTKD

“Numa data tão emblemática como esta, nós não poderíamos deixar de destacar, agradecer e homenagear as lideranças que fazem o esporte realmente acontecer no Brasil. Em nome de toda a diretoria da CBTKD faço um agradecimento especial aos presidentes Paulo Wanderley Teixeira (COB) e Mizael Conrado (CPB), pelo apoio incondicional à nossa modalidade.”

banner tkd