10 de janeiro de 2025
São Carlos sedia fase final do campeonato paulista das classes sub 13 e sub 15
Disputa realizada no ginásio municipal de São Carlos, uma das principais arenas esportivas do Estado, recebeu 620 judocas e 255 clubes das 16 delegacias regionais da FPJudô
Campeonato Paulista Sub 13 e Sub 15
12 de junho de 2019
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS
São Carlos – SP
Com o apoio da prefeitura e da Secretaria de Esporte e Cultura de São Carlos, neste sábado (8 de junho) a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou a fase final do campeonato paulista sub 13 e sub 15.
A competição, que soma pontos para o ranking estadual, realizou-se no ginásio municipal de São Carlos, uma das principais arenas esportivas da região Centro-Leste de São Paulo, e recebeu 620 judocas de 255 clubes e associações das 16 delegacias regionais da FPJudô.
A cerimônia de abertura teve a presença de autoridades políticas e esportivas, entre as quais Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; Edson Ferraz, secretário de Esporte e Cultura de São Carlos; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô; Fabiano Lourenço, diretor de esportes de rendimento da Secretaria de Esporte e Cultura de São Carlos; José Jantália, vice-presidente da FPJudô; Joji Chiba Kimura, coordenador técnico da FPJudô; Sebastião Alexandre da Cunha, o Sebá, chefe de projetos e planejamento da Secretaria de Esporte e Cultura de São Carlos e organizador do evento; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô; Takeshi Yokoti, coordenador de arbitragem da FPJudô; Júlio César Jacopi, coordenador de Eventos da FPJudô; Marco Aurélio Uchida, coordenador de oficiais técnicos da FPJudô; e Marilaine Ferrante, coordenadora-adjunta de arbitragem da FPJudô.
Completaram a mesa de honra os delegados regionais Celso de Almeida Leite, Raul de Mello Senra Bisneto, Cléber do Carmo, Osmar Aparecido Feltrim, Hissato Yamamoto, Argeu Maurício Oliveira, Wilmar Terumiti Shiraga, José Gildemar de Carvalho, Leandro Tomé Correa, Takeshi Yokoti e Sidnei Paris, da 8ª DRJ Oeste e anfitrião do evento, além de dezenas de professores kodanshas.
Ao todo, 52 oficiais técnicos e sete coordenadores atuaram sob o comando de Marco Aurélio Uchida, enquanto 67 árbitros trabalharam nas dez áreas de disputa comandados pelos árbitros FIJ A Takeshi Yokoti e Marilaine Ferrante.
Representando o prefeito Airton Garcia Ferreira, o secretário de Esporte e Cultura são-carlense Edson Ferraz deu boas-vindas a todos os judocas que foram à cidade em busca de medalhas e pontos no ranking estadual.
“Todos os judocas que chegam à fase final de um Campeonato Paulista de Judô já são vencedores. Sabemos das dificuldades que todos enfrentaram para chegar até aqui, e parabenizo os atletas e familiares por fazerem a opção de manter a família unida por meio do esporte”, disse o secretário. Em seguida, saudou os árbitros que atuaram na disputa, cumprimentou o professor Francisco de Carvalho pelo conjunto de ações que projetaram o judô paulista no cenário nacional e o sensei Umakakeba, por ser uma importante referência da modalidade em todo o País.
Edson Ferraz encerrou destacando o importante apoio que o esporte são-carlense recebe do prefeito Airton Garcia Ferreira.
“Esta é a segunda vez que a FPJudô realiza um grande evento em nossa cidade, e esta parceria é fruto do olhar diferenciado que o prefeito Airton Garcia Ferreira lança para o esporte. Entendemos que o judô e as demais modalidades que compõem a nossa grade esportiva são uma importante ferramenta de inclusão social, e desenvolvemos todos os esforços no sentido de promover a difusão de todas as modalidades esportivas vinculadas a nossa secretaria”, concluiu o secretário de Esporte e Cultura.
Dando ênfase ao squeeze oferecido a todos os 620 judocas inscritos no certame pela Ajinomoto do Brasil, Alessandro Puglia destacou a importância da experiência, da troca e do aporte técnico que cada atleta obtém em cada competição.
“É aqui que cada um de vocês vai colocar em prova o treinamento que realiza em seu dojô. É aqui que vocês colocarão a prova tudo aquilo que fazem no dia a dia em suas escolas, e isso passa também pela cortesia, pela educação e disciplina. Aproveitem ao máximo cada combate que farão, pois é lutando, vencendo e perdendo que vocês se desenvolverão tecnicamente. Parabenizo todos os atletas e familiares que aqui estão e desejo sorte a todos”, disse o presidente da FPJudô.
Após cumprimentar as autoridades presentes, Francisco de Carvalho Filho destacou a trajetória vencedora de Sebastião Alexandre da Cunha, o Sebá, quando atleta.
Faço um cumprimento especial ao chefe de Projetos e Planejamento da Secretaria de Esporte e Cultura de São Carlos, o Sebá, pela trajetória vencedora nos tatamis. Sebá sempre se destacou nas competições, e até hoje conquista o lugar mais alto dos pódios das competições em que atua. No mês de maio ele foi o campeão peso médio da classe M3, defendendo a Associação Desportiva e Cultural Fábrica de Campeões de São Carlos, no Campeonato Paulista Veteranos, realizado em Itapecerica da Serra. Estou certo de que, fora dos tatamis, ele também é exemplo na gestão pública do esporte são-carlense.
O dirigente encerrou lembrando que a fase final do campeonato paulista definirá o ranking estadual e as seleções paulistas que representarão o Estado no campeonato brasileiro.
“A realização desta competição definirá o ranking estadual e apontará as equipes que representarão nosso Estado nos campeonatos brasileiros infanto-juvenil e pré-juvenil. Desejo que deem o melhor de si e façam o melhor possível hoje, e que depois defendam a tradição e a força da escola paulista de judô nas competições nacionais”, enfatizou Chico do Judô.
Na sequência José Jantália comandou o juramento do atleta e convidou os 67 árbitros para se posicionarem para o rei inicial, que foi precedido pelo mokutô (minuto de silêncio) em homenagem ao professor kodansha Teruo Nakamura, falecido no dia 1º de junho em Tupã (SP), comandado pelo professor kodansha Carlos Honorato. Após a homenagem póstuma o árbitro Kendi Yamamoto proferiu o rei inicial e os combates foram iniciados.
Uma nova geração repleta de grandes promessas
A fase final das classes sub 13 e sub 15 apontou a formação de uma nova geração de judocas muito bem preparados técnica e psicologicamente e, acima de tudo, com excelente postura nos shiai-jô.
Alguns nomes despontam como destaque e já estão sendo disputados pelas principais equipes de judô do Estado e do País.
O multicampeão peso médio Ernane Ferreira Neves da Silva, que defende o Projeto Olhar do Futuro/ADPM-REG, é um dos principais exemplos desta nova geração. Contudo, basta um olhar um pouco mais profundo para identificarmos vários atletas que possuem potencial gigantesco de crescimento nos tatamis.
Entre os atletas do pré-juvenil destacamos Pedro Henrique Mitsuaki Paes, campeão peso leve defendendo a Associação Namie de Judô; Enzo Simomura Maximiano Trombini, peso leve da Associação de Judô Bastos, que saiu da competição diretamente para o aeroporto de Guarulhos, com destino ao Japão, onde fará estágio para aperfeiçoar seu judô; Cauã Yuta Kokota Kiwada, vice-campeão peso meio-médio da Associação de Judô Araçatuba; Luísa Naomi Iutaka, campeã peso meio-leve que defende o Clube Paineiras do Morumby; e Isabella Marques Montaldi, a Portelinha, campeã do meio-pesado pelo São João Tênis Clube/Apaja.
Entre os judocas da classe infanto-juvenil destacamos Talita Yukari Uemura Chiao, campeã peso meio-leve que defende a Academia Chiao de Judô; as gêmeas Isabeli Teixeira Barreto, campeã peso leve, e Júlia Teixeira Barreto, campeã meio-médio, da Associação Namie de Judô, que prometem fazer história nos tatamis; o fenomenal Fernando Masato Mitsuda, campeão peso leve também da Associação Namie de Judô; e João Pedro Delena Silva, campeão meio-médio da Associação de Judô Bastos. Outro grande destaque do infanto-juvenil é o judoca Bruno Quinhoneiro da Acert. O peso médio de Tupã é bicampeão da Copa São Paulo, bicampeão do Campeonato Paulista e já exibe muita personalidade no shiai-jô.
A Federação Paulista de Judô tem apoio da Ajinomoto do Brasil, Original Tatamis, Shihan Kimonos e Adidas. Por meio das 16 delegacias regionais a entidade congrega mais de 10 mil atletas federados e está presente em 482 municípios. Anualmente a FPJudô credencia mais de 1.500 técnicos e 950 árbitros, que atuam nas competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
Confira aqui os resultados individuais da competição.