20 de novembro de 2024
5ª Delegacia Regional Noroeste da FPJudô define agenda 2024 na reunião anual em Guararapes
Encontro realizado na Associação Comercial e Empresarial de Guararapes, que reuniu 27 dirigentes e representantes de 14 agremiações, também avaliou as ações do ano passado.
Por Paulo Pinto / FPJCOM
11 de fevereiro de 2024 / São Paulo (SP)
A diretoria da 5ª Delegacia Regional Noroeste da Federação Paulista de Judô realizou a reunião anual que orienta os trabalhos da nova temporada no dia 27 de janeiro no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Guararapes. Conduzido pelo professor kodansha e delegado regional, Wilmar Terumiti Shiraga, o encontro contou com a participação de 27 dirigentes e representantes de 14 agremiações filiadas à FPJudô na região.
Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura estavam o professor kodansha e delegado regional da 4ª DR Alta Paulista, Raul de Mello Senra Bisneto, que foi a Guararapes acompanhado da esposa Juliana Talita e a filha Maria Cecília; Tarciso Tezin, tesoureiro da 5ª Noroeste e membro da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Guararapes; o professor kodansha Eder Fonzar Granato; Roseene Almeida Costa Ghorbani, coordenadora de qualidade de vida do Sesi de Araçatuba; Alfredo Alves Neto, presidente da diretoria da Associação de Judô Morimoto de Lins; e Wilmar Shiraga, o anfitrião do encontro.
O delegado regional abriu a reunião agradecendo a presença de todos e, especialmente, ao professor Raul Senra e ao presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guararapes, Carlos André Costa, pela cessão do espaço.
Na sequência Wilmar Shiraga agradeceu aos professores que atuaram diretamente na realização da reunião anual da regional: Tarciso Tezin, Willian Seiji Inagaki Suda, Fernando Carlos de Mello, Milena Yuriko Matsuo de Mello e o colega delegado Raul de Mello Senra Bisneto. A seguir, passou a nomear os atuais membros da diretoria atual da 5ª Noroeste que estavam presentes e iriam esclarecer os principais pontos de suas áreas.
“Estão conosco os professores Edson de Freitas, coordenador técnico; Ailton José Pereira Calado, coordenador de arbitragem; Willian Seiji Inaki Suda, coordenador adjunto de arbitragem; Hudson Ricardo Rodrigues de Lima, coordenador de oficiais técnicos; e Tarciso Tezin, tesoureiro da 5ª Noroeste.
Determinações e normas
No encontro relataram-se as principais realizações da FPJudô em 2023 e as determinações da entidade para 2024 e foram divulgados os resultados das ações desenvolvidas na 5ª Noroeste na temporada passada. Os trabalhos encerraram-se com a discussão e definição do calendário do ano que começa.
Entre os temas abordados destacaram-se a criação da plataforma digital Mirai, desenvolvida pela FPJudô que, segundo Shiraga, proporcionará benefícios e facilidades significativas às entidades, professores e judocas em geral, fazendo cadastramentos, controles, confecção de chaves de competição, informações sobre módulos e graduação e publicação de resultados das competições. Informou ainda que as carteirinhas passarão a ser digitais, com possibilidade de opção de carteirinha física aos interessados. “Lembro que a implementação do sistema está prevista para o final de março, ou seja, após a Copa São Paulo. Até lá todos deverão manter a forma atual, ou seja, proceder por meio de relatórios”, enfatizou o delegado regional.
Copa São Paulo
Dando sequência, o dirigente falou sobre a mudança na gestão da Copa São Paulos de Judô 2024, que este ano será realizada nos dias 15, 16, 17, 22, 23, 24 de março. “A FPJudô firmou parceria com a Agência EA, que está reformulando o planejamento e o formato da competição, visando a proporcionar maior visibilidade ao evento, trazendo novos patrocinadores. A EA é uma empresa de marketing de larga experiência em promoções esportivas com parceiros como o Comitê Olímpico do Brasil, a Confederação Brasileira de Futebol e o Novo Basquete Brasil, entre outros.”
Sensei Shiraga comemorou a permanência dos atuais parceiros e apoiadores da FPJudô para 2024. Empresas e entidades como a Ajinomoto do Brasil, o CREF4/SP, a Shihan Kimonos, a Original Tatamis e a IntereSports, além das parcerias com o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Bernardo do Campo, com a qual faz a gestão do Centro de Excelência Esportiva, e o Governo Municipal de Aguaí, na criação do primeiro Centro de Treinamento da Federação Paulista de Judô, no interior do Estado.
“Centro este que será um núcleo de ensino e aperfeiçoamento técnico do interior e deverá receber judocas de dezenas de cidades. O projeto que já virou realidade dispõe de um ginásio climatizado e com excelente iluminação, com seis áreas de tatamis olímpicos para treinamentos e a realização de eventos oficiais da FPJudô e das delegacias regionais que estão em seu entorno.”
A seguir foi dada a palavra aos coordenadores Edson de Freitas, Ailton José Pereira Calado e Hudson Ricardo Rodrigues de Lima, que fizeram observações, ponderações e ajustes específicos em suas áreas de atuação para o ano de 2024. Por fim, foi elaborado o calendário esportivo da 5ª Delegacia Regional Noroeste com debates e sugestões de todos os participantes do encontro.
Avaliação positiva
Segundo o delegado regional, o encontro apresentou uma adesão surpreendente. “Felizmente, pelo segundo ano consecutivo nossa reunião desfrutou a presença dos dirigentes de quase todas as agremiações filiadas à FPJudô em nossa região. Realmente, fomos muito prestigiados pelo o grupo de gestores e professores da Noroeste.”
Para Wilmar Shiraga, o fato marcante deste início de temporada foi ter mantido a mesma quantidade de agremiações filiadas de 2023; ele aguarda a adesão de nova entidade que está se organizando para filiar-se em 2024.
“Encerro agradecendo todos que aqui estão prestigiando nosso trabalho, e parabenizando a todos por mantermos este espírito de unidade que, além de nos aproximar, nos torna mais fortes e dispostos a lutar pelo desenvolvimento do judô nesta distante região do Estado de São Paulo.”
Participantes
A reunião anual da 5ª Delegacia Regional Noroeste reuniu professores e dirigentes de dez municípios: Lins, Penápolis, Birigui, Araçatuba, Guararapes, Rubiácea, Valparaíso, Andradina, Pereira Barreto e Ilha Solteira.
Participaram do encontro os professores Ailton José Pereira Calado e Alfredo Alves Neto, da Associação de Judô Morimoto de Lins; Henrique Morgado Carvalho, da Secretaria Municipal de Esportes de Lins; Eder Fonzar Granato, Sandra Benedita da Silva e Juliano César Trofino, da Secretaria Municipal de Esportes de Penápolis; Luiz Carlos Moreira, da Associação de Judô de Penápolis; Gustavo Motooka, da Associação Motooka Judô e Fitness de Birigui; Regina Ayumi Yokota Kiwada, Caio Kenji Yokota Kiwada e Geraldo Gonçalves Pessoa Neto, da Associação de Judô Araçatuba; Edson de Freitas, da Performance Academia de Araçatuba; James de Campos Canguçu, Hudson Ricardo Lima e Roseene Almeida Costa, do Sesi Araçatuba; Wilmar Terumiti Shiraga, da Associação de Judô Guararapes; Marta da Silva Franco e Wilmar Shiraga, do Projeto Olímpico de Judô de Guararapes; Marta da Silva Franco, do Projeto de Judô de Rubiácea; Edson de Freitas, do Judô Clube Valparaíso; Dickson José Barros Vieira, da Associação de Judô Andradinense; e José Jorge Ketelhute Franco de Carvalho Júnior e Letícia Paiva Marin, da Associação de Judô Ilha Solteira.