7ª DRJ realiza hoje mesa-redonda com Alexandre Drigo sobre a formação dos professores de judô

Professor doutor Alexandre Drigo © Budopress

A mesa-redonda virtual da 7ª Delegacia Regional Sudoeste da FPJudô será transmitida hoje às 20h30

Palestras & Lives
8 de junho de 2021
Por PAULO PINTO
Curitiba (PR)

Nesta terça-feira (8), a 7ª Delegacia Regional Sudoeste da Federação Paulista de Judô fará uma transmissão ao vivo com o professor doutor faixa-preta go-dan (5º dan) Alexandre Janotta Drigo, tendo como mediadores o professor doutor Fábio Gomes, o professor doutor Fernando Garbeloto e mestrando Fernando Ikeda.

Em parceria com o canal Judô: Ciência na Prática, a 7ª DR Sudoeste realizará a mesa-redonda virtual que abordará a importância da formação dos professores, instrutores e técnicos de judô. Um tema de estudo que, segundo Drigo, busca melhorar as relações entre as necessidades da sociedade na prestação de serviços, a empregabilidade e o empreendedorismo, além dos interesses da perpetuação de uma modalidade tão importante sob o ponto de vista socioeducativo.

Os mediadores do encontro serão os conceituados professores Fábio Gomes, Fernando Garbeloto e Fernando Ikeda © Daniele Araújo

“Tradicionalmente a formação de profissionais para o judô baseia-se numa estrutura técnica pautada na relação mestre-discípulos, semelhante à das escolas de ofício ou artesanais. Porém percebe-se que atualmente os desafios impostos pela sociedade e pela vida cotidiana levam à busca de uma orientação para que os cargos relacionados ao judô sejam assumidos por profissionais”, adiantou o palestrante da mesa redonda.

“As equipes multiprofissionais em clubes e seleções já são uma realidade, compostas por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas esportivos, psicólogos e gestores. No caso específico dos professores, instrutores e técnicos, o estado da arte da modalidade está entre a tradição e a profissionalização, onde há uma formação exclusivamente técnica coexistindo com outra de natureza mais acadêmica atribuída à Educação Física.

Alexandre Drigo concluiu expondo a necessidade da coexistência entre a tradição e formação acadêmica. “No momento em que estas formas distintas de conhecimento coexistem, entender as naturezas pedagógicas que as originaram e as necessidades das demandas da sociedade tornam-se imprescindíveis para que o desenvolvimento do judô brasileiro prospere perante os grandes desafios que se impõem. ”

Alexandre Janotta Drigo é bacharel em Biologia e Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994 e 1998 respectivamente), mestre em ciências da motricidade pela Unesp/RC (2002) e doutor em Educação Física pela Unicamp (2007). Atualmente está credenciado como docente e orientador do programa de pós-graduação em ciências da motricidade da Unesp/RC. Pesquisa formação profissional em EF, atividade física e saúde, lutas e metodologia do treinamento. Tem 63 artigos científicos publicados no Brasil e no exterior, dez livros e 22 capítulos, entre outras produções. É coordenador da comissão científica da FPJudô.

A live será transmitida pelo canal do YouTube do Judô: Ciência na Prática, às 20h30. Os participantes que se inscreverem pelo Sympla e assinarem a lista de presença receberão o certificado em até dez dias após o evento. A lista de presença será aberta após o final da mesa-redonda e fechará no dia seguinte (09/06/21) às 12 horas.

7ªDRJ Sudoeste Convida
Palestra: Formação dos professores de judô
Realização: 7ªDRJ Sudoeste e Judô: Ciência na Prática
Convidado: Alexandre Janotta Drigo
Mediadores: Professores Fábio Gomes, Fernando Garbeloto e Fernando Ikeda
Arte: Daniele Araújo
Data: 8 de junho de 2021
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Plataforma: YouTube
Acesso: https://bit.ly/3uVRkx5