15 de novembro de 2024
Diretoria da 10ª DRJ Central discute o novo formato do exame de graduação, open virtual veterano e o site da entidade
Participaram da reunião virtual 100 professores e judocas de quatro delegacias regionais: 1ª DRJ Capital, 2ª DRJ Vale do Paraíba, 9ª DRJ ABC e 10ª DRJ Central
Judô Paulista
23 de agosto de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO 10ª DRJ e BUDOPRESS
São Paulo – SP
Com o apoio da Federação Paulista de Judô (FPJudô), a diretoria da 10ª Delegacia Regional Central reuniu nesta quinta-feira (20 de agosto) todos os coordenadores de área para tratar de vários temas da atualidade. O principal objetivo do encontro foi pormenorizar o ato normativo 002/2020 da FPJudô, que alterou o regulamento do exame de graduação desta temporada.
Entre os dirigentes da 10ª DRJ Central que participaram do encontro estavam os professores Leandro Tomé Correa, delegado regional; Renato Yoshio Kimura e Glauber Aragão, da coordenação técnica; Rafael Amaro, coordenador da gestão de eventos; Leandro Said e Flávio Chapela, da coordenação de arbitragem; Ana Paula Aquino e Frederico Nery Kemmerich, da coordenação de oficiais técnicos; Luís Cláudio Assis, tesoureiro; Vinicius Messias, coordenador de mídias sociais; e os professores kodanshas examinadores Yoshiyuki Shimotsu, Leonardo Yamada e Maurício Machado, além de Célia Inui, secretária da delegacia.
Os professores responsáveis pelos dojôs filiados à FPJudô de todas as cidades do Alto Tietê também marcaram presença no encontro. Mogi das Cruzes: Judô Clube Mogi das Cruzes, Academia Chiao de Judô, Judô Infinity e Associação Namie de Judô; Suzano: Clube Recreativo de Suzano, Judô Terazaki e Kyoei Judô de Suzano; Poá: Associação Judô Morada do Sol e Secretaria Municipal de Esportes de Poá; Ferraz de Vasconcelos: Associação Mirai de Judô; Santa Isabel: Associação de Judô Santa Isabel; e Guarulhos: Associação de Judô 9 de Julho.
Prestigiaram o encontro os professores Marco Aurélio Uchida, Mário Assis e Rafael Amaro (o Ceará), membros da comissão técnica da Federação Paulista de Judô.
Realizada pelo aplicativo Zoom, a reunião virtual da 10ª DRJ Central contou com a presença de vários candidatos ao exame de graduação desta temporada. “Abordamos os principais temas discutidos pelos delegados em 11 de agosto. O ato normativo 002/2020 da FPJudô fez com que vários praticantes interessados nos exames dessa temporada participassem ativamente de nosso encontro”, detalhou o delegado regional Leandro Tomé Correa.
O primeiro tema abordado foi a maior utilização do site da delegacia regional Central, hospedado no portal da FPJudô, no qual as matérias, posts, informações e novidades da 10ª DR já estão sendo veiculadas, possibilitando aos amantes do judô acesso global às notícias regionais e de todo o Estado de São Paulo.
O segundo tema abordado foi o Open Virtual de Veteranos, principal evento da federação paulista em setembro, e o dirigente do Alto Tietê explicou: “Expusemos as regras e condições da disputa virtual, com ênfase na premiação para toda a equipe, deixando claro que a participação da delegacia se faz importante por meio de representantes expressivos da categoria, como os professores Glauber Aragão e Vanessa Billard”.
Outro tema importante que envolve a delegacia são os desafios entre os professores da 10ª DRJ, realizados sempre aos sábados, com a participação de dois professores de cada associação. As disputas de equipes femininas e masculinas se alternam a cada semana. Os desafios distribuem certificados de participação.
“Esta atividade fez com que uníssemos mais os praticantes da delegacia em tempos de pandemia e isolamento social. Tanto professores quanto alunos estão mais participativos e unidos. Entendemos que, apesar de não estarmos juntos, podemos pelo menos ver nossos companheiros e manter a união em torno do ambiente do judô”, expressou o dirigente.
O assunto mais esperado e que gerou maior participação, mais dúvidas e perguntas no encontro foi o exame de graduação da temporada. “Devido ao momento inusitado que vivemos, a FPJudô adotou novo formato para o exame de graduação e ranqueamento do sho-dan (1° dan) ao go-dan (5° dan) e após apresentá-lo, discutimos as diretrizes e normas do exame deste ano.”
“Muitos professores e praticantes se interessaram em participar de nossa reunião para entender a sistemática do exame desta temporada, por isso abrimos a reunião para todos os interessados e a plataforma Zoom atingiu o máximo de acessos permitidos, com mais de 100 pessoas interagindo e esclarecendo dúvidas. Pedimos desculpas aos internautas que não conseguiram acessar a reunião, mas chegamos ao limite da plataforma”, explicou Leandro Tomé.
“Tivemos espectadores de quatro delegacias regionais – 1ª DRJ Capital, 2ª DRJ Vale do Paraíba, 9ª DRJ ABC e 10ª DRJ Central – e emitiremos certificados de participação, ajudando os que necessitam de pontuação, além de divulgar as novas diretrizes da coordenação técnica da federação, comandada pelo professor Roberto Joji Kimura.”