15 de janeiro de 2025
Sant’Anna Dojô de Ribeirão Preto, uma escola de Primeiro Mundo
A tradicional escola de karatê de Ribeirão Preto tornou-se o espaço mais moderno e adequado para a prática do judô e do karatê em alto nível
Por Paulo Pinto / Budopress
15 de agosto de 2022 / Curitiba (PR)
Idealizado pelo sensei Roberto Sant’Anna para se tornar referência nacional em artes marciais, com infraestrutura completa e os melhores profissionais na docência do karatê e do judô, o Sant’Anna Dojô compartilha valores da cultura e da filosofia de vida japonesas.
Em ambientes sóbrios e modernos, o Sant’Anna Dojô de Ribeirão Preto não se limita ao ensino e à prática do karatê e do judô, também foca o respeito, a disciplina, o esforço e o controle emocional. “Mais do que competidores, formamos pessoas e cidadãos melhores”, diz sensei Sant’Anna.
Roberto Sant’Anna é ex-atleta e ex-técnico da seleção brasileira de karatê, ministra regularmente cursos e seminários nos cinco continentes, em países como Japão, Austrália e principalmente na África do Sul, compartilhando sua experiência de mais de 40 anos dedicados à prática e ao ensino do karatê.
Formado em Educação Física pela UNAERP, sensei Sant’Anna é figura conhecida em Ribeirão Preto, atuando sempre em favor de seus ideais. “Acredito que os benefícios da prática das artes marciais vão muito além do conhecimento técnico, atingindo a mente e o espírito por meio da filosofia de vida fundamentada no Budô japonês”, explica. “Nossa missão é promover saúde e autoconhecimento, incluindo na rotina das pessoas um momento de integração entre corpo e mente.”
Sant’Anna lembra que as artes marciais japonesas promovem inúmeros benefícios para todas as idades, mas para que isso aconteça plenamente é essencial o acompanhamento por profissionais qualificados, comprometidos não somente com o esporte, mas também com a formação do caráter e a qualidade de vida dos praticantes.
Karatê
Responsável pela instrução de adultos, Roberto Sant’Anna é faixa preta roku-dan (6º dan) de Karatê Shotokan pela Japan Karate Association (JKA) e World Tradicional Karatê Organization (WTKO), sendo o primeiro brasileiro a alcançar esta qualificação.
Já o setor Karatê Kids (3 a 10 anos) está a cargo do professor Marquinho Praça, campeão paulista de karatê por 14 vezes. Pedagogo, especialista em filosofia para crianças e mestre em educação pelo Instituto Universitário de Lisboa, é faixa-preta yon-dan (4º dan) pela WTKO.
Judô
O professor Otávio Ozima, com 39 anos de experiência, é faixa-preta ni-dan (2º dan). Dedica-se ao judô com foco no desenvolvimento do indivíduo, em vez do caráter competitivo. Usa sua experiência para trabalhar com crianças de forma lúdica.
Sant’Anna Dojô – Av. Califórnia, 549 – Jardim Califórnia – Ribeirão Preto (SP) – Fone e WhatsApp (16) 3011-459 – www.santannadojo.com.br