Shihan Kimonos agora é fornecedora exclusiva da Federação Paulista de Judô

Alessandro Puglia e Antônio Dias comemoram a parceria inédita © FPJCPM

Contrato inovador entre a Shihan Artigos Esportivos e a FPJudô objetiva o crescimento de ambos os parceiros no segmento escolar.

Por Paulo Pinto / Global Sports
13 de abril de 2023 / São Paulo (SP)

Fundada em 1989, a Shihan Artigos Esportivos Ltda. é líder do mercado de fabricação e distribuição de kimonos, camisetas e acessórios para a prática de todas as artes marcias originadas no Japão e na Coreia, contudo, seus diretores avaliam que 80% da produção anual da empresa sejam destinados ao judô.

Por entender que o mercado existe para todos, tradicionalmente a Shihan Kimonos era um dos três fabricantes de judogis que patrocinavam e supriam a demanda da Federação Paulista de Judô (FPJudô) até 2022, fornecendo judogis e obis para as seleções que anualmente representam São Paulo nos certames nacionais e regionais. A partir deste ano, a empresa achou que havia chegado o momento de ampliar o alcance da marca que há 34 anos é referência no maior mercado consumidor do País.

Diretoria da FPJudô em visita à sede da Shihan Kimonos © FPJCPM

Antônio Dias, o Toninho, diretor-executivo da Shihan, explicou que a consistência do trabalho realizado hoje pela diretoria da FPJudô e os novos projetos em andamento na entidade fizeram com que a empresa efetuasse maior investimento e assumisse desafios.

“Existem muitas coisas acontecendo em nível de mercado na atualidade, mas o que nos deu maior motivação foi que a FP Judô desenvolve hoje um trabalho voltado especificamente para o segmento escolar, que já representa grande percentual do nosso faturamento. E é justamente nesse setor que esperamos crescer por muito tempo, devido à renovação que acontece anualmente.”

Fernando Ikeda, Marcelo Fugimoto, Adib Bittar, Daniela Toledo, Alessandro Puglia, Antônio Dias e Arnaldo Queiróz © FPJCPM

Com experiência de 43 anos no mercado, antes mesmo do surgimento da Shihan Kimonos, Toninho diz que só pensou na possibilidade de ser fornecedor único quando a FPJudô abriu a oportunidade de a empresa tornar-se patrocinadora oficial e exclusiva. “Avaliamos a proposta positivamente e decidimos apostar na ideia e caminhar com a federação nas importantes iniciativas que estão surgindo.”

Segundo o empresário, as pessoas que souberam dessa mudança estão parabenizando a marca pelo maior comprometimento com o judô paulista. “Acho que nós vamos colher muitos frutos, e eu espero que sejam bons para ambas as partes, não apenas para a Shihan Kimonos.”

Dirigentes da FPJudô conhecendo as dependências do seu patrocinador © FPJCPM

Daniella Dias Toledo (27), gerente comercial da Shihan Kimonos, entende que a junção de duas grandes líderes do segmento do judô certamente será positiva e de alguma forma irá contemplar o consumidor final.

“No ano passado foi anunciada, com grande ênfase, a implantação sustentável de um projeto voltado ao judô escolar e nós, da Shihan, acreditamos que esta iniciativa deverá promover enorme crescimento na modalidade, além da renovação natural que se dá a cada ano em função do ingresso de mais crianças nas escolas do ensino fundamental. Por meio de políticas efetivas, a FPJudô poderá fazer com que cada vez mais alunos conheçam e pratiquem a modalidade. Esse foi um dos grandes motivos para a ampliação da parceria com a Federação Paulista de Judô. Acredito no desenvolvimento desse projeto ainda embrionário, e tenho confiança em que, juntos, conseguiremos alcançar e oportunizar um número cada vez maior de crianças que ainda não têm acesso à prática do judô”, disse Daniella.

Diferencial no atendimento

Apesar do tamanho da empresa e do volume de kimonos produzidos anualmente, um dos grandes diferenciais da Shihan Kimonos é poder confeccionar judogis sob medida. “O praticante experimenta o kimono padrão para o seu tamanho e nós fazemos os ajustes necessários, aumentando ou diminuindo a manga, alterando o transpasse ou o comprimento da calça, além de aplicar logos, marcas, patchs e bordados termocolantes. Nós oferecemos esse serviço, e o judoca sai do showroon da Shihan com seu kimono personalizado”, detalhou Toninho.

Mais uma foto do grupo no showroom da Shihan Kimonos © FPJCPM

O judogi pode sair da fábrica até sem a marca da empresa, de acordo com as exigências de mídia dos projetos realizados pelos governos federal, estadual e municipal. “Podemos entregar os kimonos até com a identificação específica de cada projeto. A nossa proposta é produzir cada vez mais unidades, com a maior qualidade possível e com custo cada vez mais acessível”, concluiu o diretor-executivo.

Uma questão de conceito

Além de comemorar o maior investimento realizado até hoje por um fabricante de kimonos, o presidente Alessandro Panitz Puglia enfatizou o fato de a parceria premiar a empresa que está ao lado da FPJudô há mais tempo.

“Desde que assumi um cargo na FPJudô, esta é a primeira vez que a entidade realiza uma parceria tão ampla. Na verdade, o Toninho sempre foi parceiro da federação, sempre esteve à nossa disposição até para apagar incêndios. Felizmente neste ano houve uma aproximação maior e surgiu uma proposta grandiosa para ambos os lados, assegurada pelo grande investimento realizado pela empresa”, detalhou o dirigente.

Antônio Dias com judoca no stand da Shihan Kimonos na Copa São Paulo © FPJCPM

Puglia adiantou que a parceria também é uma questão de conceito, pois estabelece metas tangíveis para as duas partes. “Independentemente desta ação já estar gerando negócios, há responsabilidades e objetivos que, se forem alcançados, favorecerão nosso patrocinador, a federação e o consumidor final. Estou certo de que vai ser muito bom para todas as partes envolvidas, porque a partir de agora estaremos juntos no desenvolvimento de vários projetos.”

Patrocínio customizado

Mostrando outros mecanismos que fundamentaram a negociação, Arnaldo Queiróz, secretário-geral da Federação Paulista de Judô, detalhou que ambas as entidades terão de cumprir o caderno de encargos da parceria para atingir o objetivo maior, que é o desenvolvimento da base do judô paulista.

Arnaldo Queiróz, Daniela Toledo e Adib Bitar na Copa São Paulo © FPJCPM

“Durante o processo de negociação desse novo modelo de patrocínio, agora com exclusividade, procuramos entender as possibilidades da Shihan e as necessidades da FPJudô, e conseguimos chegar a um acordo equilibrado em bases ganha–ganha, firmando um contrato que baliza as responsabilidades das partes e traz transparência a elas.”

Segundo Queiroz, todos ficaram satisfeitos com o desfecho e motivados com os desafios que há pela frente, sempre pensando no desenvolvimento do judô em todas as suas manifestações. “Assim como a Shihan se diferencia pela customização de judogis, acredito que nosso acordo foi customizado pensando justamente no desenvolvimento da base do judô paulista, uma das principais metas do plano de ação implementado pela atual diretoria da FPJudô.”

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