20 de janeiro de 2025
ITKF Global filia-se à TAFISA e consolida mais uma importante parceria internacional
Ao filiar-se à Association for International Sports for All (TAFISA) a ITKF amplia suas parcerias e aumenta sua credibilidade institucional.
Por Paulo Pinto / Global Sports
27 de novembro de 2023 / Curitiba (PR)
A ITKF foi admitida como membro da TAFISA no 28º Congresso Mundial da instituição realizado em Dusseldorf, Alemanha, no início deste mês. A TAFISA, que gere o desporto em nível mundial, está presente em mais de 170 países e tem cerca de 380 membros. É uma instituição parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI), da Unesco, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da IAKS, da qual a ITKF também é afiliada, entre outras.
Para Gilberto Gaertner, chairman da ITKF, esta adesão é um marco histórico para o karatê tradicional, já que a TAFISA é uma das mais respeitadas instituições de gestão esportiva do mundo. “Este é um passo muito importante em nossa jornada, uma conquista que fortalece substancialmente a imagem e a credibilidade institucional, da nossa entidade. Um feito que torna nossa organização mais conhecida e respeitada mundialmente.”
No congresso da TAFISA a International Traditional Karate Federation foi representada por sua vice-presidente, sensei Sandrine Le Corre, da federação francesa, acompanhada do sensei Muhamad Muchlas Rowi, da Indonésia. Sensei Sandrine pontuou que a TAFISA tem como objetivo aumentar a conscientização pública mundial a respeito dos benefícios da prática do esporte para todos e a importância da atividade física e seus impactos na saúde.
“Tornar-se membro da TAFISA é uma nova e grande porta que se abre para a ITKF, o que nos permitirá criar eventos em parceria com programas educacionais, de saúde e bem-estar, meio ambiente e muitos outros. Quando li a declaração de missão da TAFISA, disse a mim mesma que compartilhávamos a mesma visão e os mesmos valores na ITKF”, explicou a dirigente francesa.
“Durante a assembleia geral”, prosseguiu, “havia uma atmosfera calorosa e amigável e, depois de conversar com vários membros, não tive dúvida de que a ITKF deveria fazer parte dessa organização para continuar, fortalecer e ampliar a penetração do trabalho realizado pelo sensei Hidetaka Nishiyama.”
Sensei Muchlas, presidente da Federação de Karatê Tradicional da Indonésia, comemorou a importante conquista. “Estou muito feliz que a ITKF seja reconhecida por uma organização internacional respeitada como a TAFISA. Este é um momento histórico, que nos oferece a oportunidade de ficarmos ainda mais entusiasmados para manter nosso espírito de união na manutenção de uma ITKF cada vez melhor no futuro.”
A missão 2023 da TAFISA tem como lema Construir um Mundo Melhor através do Desporto para Todos e está pautada nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) globais da ONU.
“A ITKF tem temas e objetivos em comum e outros semelhantes, o que consolida o nosso interesse institucional nesta excelente parceria”, afirmou o chairman da ITKF. O presidente da TAFISA, Wolfgang Baumann, enfatizou o poder do Esporte para Todos como forma de unir as pessoas. “É um caminho muito importante e necessário dentro da realidade mundial que vivemos atualmente.”
Baumann também comemorou o sucesso do 28º Congresso Mundial da TAFISA em Dusseldorf. “Reunimos participantes de mais de 70 países, pessoas de diferentes origens religiosas, étnicas, culturais e socioeconômicas. Foi uma forte manifestação e um sinal para trazer de volta a paz e a compreensão mútua ao mundo.”
Objetivos comuns
Para exemplificar a proximidade de intenções entre as instituições, além do objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU, o chairman da ITKF citou os objetivos norteadores da ITKF Global.
“A prática do karatê tradicional da ITKF tem como meta a defesa pessoal, o desenvolvimento da saúde física e mental, o desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento de valores humanos e implementação de uma cultura de paz, igualdade e sustentabilidade.”
O professor Ramy Elmekawi, chairman da ITKF África, afirmou que o karatê tradicional, no seu propósito central como arte marcial e como desporto, tem como função o desenvolvimento humano no âmbito da comunidade global.
“A ITKF partilha os mesmos valores fundamentais da TAFISA e tem-se esforçado para desenvolver e promover esse objetivo em escala global. A ITKF África trabalha ativamente sob a liderança da ITKF, e seus integrantes estão ansiosos para trabalhar com a TAFISA, visando a criar e promover vários programas e atividades com enfoque no desenvolvimento humano que possam ser implantados em todo o continente africano.”
Já o chairman da ITKF Ásia/Oceania, Ibrahim Albakr, salientou que tornar-se membro da TAFISA traz numerosos benefícios para a Federação Internacional de Karatê Tradicional e suas organizações filiadas.
“A rede global, as oportunidades de colaboração, o aumento da participação, o reconhecimento, o acesso a recursos e aos eventos internacionais fornecidos pela TAFISA capacitam a ITKF a promover e salvaguardar as artes marciais tradicionais. Ao abraçar as vantagens de ser membro da TAFISA, a ITKF pode contribuir para a preservação, o crescimento e a valorização global do karatê tradicional.”
O secretário-geral da ITKF Global, Luiz Alberto Kuster, entende que a abrangência da proposta institucional da TAFISA – Esporte para Todos – é muito coincidente com os propósitos da ITKF.
“Principalmente com os projetos socioeducativos desenvolvidos pela nossa instituição, que hoje já atendem milhares de crianças e adolescentes em vários continentes, e com a nossa ousada proposta de expansão global”, afirmou. “Firmamos mais uma excelente parceria rumo à criação de uma rede global de intercâmbios que contribuam para o fortalecimento do karatê tradicional da ITKF.”