11 de novembro de 2024
Jogos Universitários Mundiais de Chengdu 2021 foram adiados para 2022 por causa da pandemia
Originalmente programados para acontecer em agosto, os Jogos Universitários 2021 foram transferidos para 2022 em função da crise do coronavírus
Jogos Universitários Mundiais
3 de abril de 2021
Por Michael Pavitt / Inside the Games
Curitiba (PR)
O evento manterá o mesmo nome e logotipo, e a Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) disse que a decisão foi tomada por questões de segurança e proteger a saúde de todas as pessoas envolvidas, incluindo atletas e o público. A competição de Chengdu 2021 deveria começar em 18 de agosto.
Considerando que a fronteira da China está praticamente fechada, em resposta à pandemia, o adiamento dos Jogos Universitários não provocou grande surpresa, apesar do número de novos casos covid-19 relatados em toda a China ser muito baixo.
Em nota, a FISU destacou que muitos alunos não puderam treinar devidamente para os Jogos em função dos fechamentos dos campus universitários e suas respectivas instalações esportivas.
A organização acrescentou que o Comitê Executivo da FISU sentiu que as melhorias prováveis na situação da saúde pública durante o próximo ano seriam tais que um evento em 2022 teria uma probabilidade consideravelmente maior de oferecer a experiência que a FISU pretende oferecer.
A Federação Internacional alegou que isso ajudaria a atingir seu objetivo de formar positivamente os líderes do futuro por meio de sua experiência no esporte universitário internacional. Contudo, nenhuma nova data foi confirmada ainda para 2022.
É a terceira vez que as datas dos Jogos mudam
Os Jogos estavam originalmente programados para acontecer entre 8 e 19 de agosto, antes de serem transferidos para 16 e 27 de agosto. O adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020 forçou outra alternância, com as datas mudando para 18 e 29 de agosto. Porém agora, a competição enfrentou a maior mudança com a transferência para o próximo ano.
Esta também será a terceira vez que a China sediará o evento um evento da FISU. O primeiro deles foi a Universidade de Pequim em 2001 e o segundo aconteceu em Shenzhen em 2011. Um total de 18 modalidades esportivas devem disputar esta edição dos Jogos.
O adiamento para 2022 agora significa que os Jogos Universitários Mundiais de Verão deverão ocorrer pela primeira vez em anos consecutivos, sendo que a cidade russa de Ekaterinburgo deverá sediar a competição de 2023.
É a segunda vez nos últimos meses que a FISU teve de adiar um evento emblemático, depois que a Lucerne 2021 Winter Universidade foi adiada de janeiro para dezembro deste ano.